Confira na íntegra a entrevista com o VJ Robson Victor que arrebatou o prêmio de melhor VJ na competição nacional " VJ Torna"
O que é ser VJ?
Divido em duas partes essa resposta:
Para quem não sabe à respeito o VJ ou Vídeo Jockey, é o cara que faz com imagens o que o Dj faz com as músicas ! Mas não fica por aí, pois o Vj é um artista do improviso, acompanha em tempo real soltando e remixando loops de vídeo e interferindo na ambientação da pista, trabalhando em sincronia com a música, quase sempre sem saber o que está por vir, fazendo com que a pista tenha um experiência áudio visual única.
Para esse improviso hoje dispomos de ferramentas que vão além dos notebooks que são os controladores midi, interfaces touch screen, sensores de áudio, meios pelos quais o Vj tem à mão tudo que é necessário para que o seu trabalho possa fluir de forma ágil e intuitiva !
E ser Vj é ser o cara que abre seu coração para os olhos das pessoas, ele sempre está passando uma mensagem, seja entretendo com gráficos, seja de protesto, seja para incentivar o consumo, divulgar a marca do patrocinador. Partindo da premissa que todos somos seres humanos e todos com os mesmos sentimentos, cada um se identifica de uma forma com o que o Vj está colocando na frente dos seus olhos. O feeling do Vj reside nessa singularidade, ou seja, em tentar provocar no público tais sentimentos que os conecte de uma forma bacana.
Quais as ferramentas você utiliza para mixar imagens, e como você seleciona o que vai para banco de imagens?
Atualmente uso um macbook pro, rodando o programa MODUL8 (http://www.garagecube.com/ ) que é hoje na minha opinião o melhor software para Vjing, uso um controlador midi, para fazer as performances e estou me aventurando com o Ipad também !
Eu seleciono meu material de acordo com o tipo de festa que vou tocar, tenho vários bancos de imagens produzidos para as mais variadas circunstâncias, desde baladas undergrounds, eventos corporativos, shows de tv e shows ao vivo. tudo depende do que o cliente quer, e de como eu vou traduzir para o público.
Gostaria que você contasse um pouco da experiência no VJ Torna Brasil, como foram seus preparativos, e durante a competição?
Foi a estreia do Vj Torna Brasil nesse ano ! Que vem do VJ Torna Internacional que acontece em outubro em Budapeste na Hungria. A competição aconteceu com as mesmas regras. Houve as classificatórias no primeiro dia, e as finais no segundo. Para as classificatórias a banca analisou o trabalho original de cada VJ, sendo assim ficaram somente 12 competidores para as finais.
No segundo dia, 1 hora antes do inicio da competição todos os vjs receberam um dvd com mais ou menos 100 loops para que pudéssemos montar os sets.
Aí foi a batalha, um contra um. Dois telões colocados ao lado dos vjs e a banca julgadora na frente, era disparada uma música escolhida aleatoriamente e a batalha tinha início. Sempre com muita tensão na hora de mixar as imagens para poder fazer com que o seu set tivesse a ver e fosse coerente com o que estava sendo tocado, e atenção nas caídas e voltas da musica, que era onde o Vj tinha mais oportunidades de realmente fazer a diferença, pois todo mundo tinha o mesmo material. Então podíamos brincar com cores, sobreposições, tentar contar uma estória ao longo do set, fazer com que os loops aleatórios adquirissem novos significados. Apenas no ultimo set, quando a banca julgou que eu e o Vj Erms deveríamos ir para o desempate é que pudemos colocar nosso conteúdo para decidir quem seria o vencedor.
Para falar a verdade a preparação que havia eram momentos antes das batalhas porque como os loops vieram na hora, a única coisa que poderíamos fazer era esperar... e tomar uns drinks pra tentar relaxar rs...
Qual é a sensação de ser eleito o melhor VJ em uma competição nacional?
Foi uma sensação ótima e demorou pra cair a ficha ! Pra falar a verdade acho que o clima estava tão entre amigos que pra gente tudo era festa, mesmo nas horas tensas o que prevalecia era o companheirismo, então acho que isso foi transmitindo uma segurança para todo mundo, fazendo com que a sensação final foi de missão cumprida para a cena nacional, e com certeza todos sentiram isso. Fiquei muito feliz por ter ganho sim, e mais ainda pela cena vjing nacional, que agora só tende a crescer.
Em outubro você irá participar do VJ torna mundial, que acontecerá em Budapest, o que você espera dessa experiência?
Espero me reciclar ! conhecendo novas culturas, novas linguagens, novos métodos de contar estórias ! E também espero poder surpreender a gringolândia !
De todas as suas apresentações cite uma que você considera inesquecível...
Putz bem complicada essa pergunta,,,
posso citar 4 ? rs...
1- Teve a primeira vez que projetei no Skolbeats à convite do Vj Spetto, para o Darren Emerson do Underworld, foi arrepiante quando Born Slippy voltou do break e o Jodele gritou.. abre o faaaade,, e buff !!.. nossa.. foi foda !
2 - Quando vi no monitor de dentro do caminhão da Globo no Brazilian Day em Nova Iorque em 2007 o helicóptero passando sobre mais de um milhão de pessoas e a minhas imagens nos telões do palco.
3 - No festival de arte digital em 2007 quando terminei a apresentação do remix para o filme "O Iluminado".
4 - Quando Laki Laslo, organizador do Vj Torna Internacional falou meu nome como vencedor.
Qual a dica para quem quer ser VJ?
Eu sempre falo que o que me possibilitou tudo isso acontecer como VJ foi que desde o começo eu produzi meu próprio conteúdo. Sempre gostei de desenho animado, computação gráfica, filmes B. Mas acho que no fundo foi a mistura da velha vontade de contar estórias com a paixão por música eletrônica.
Então aconselho a pesquisar, veja e ouça tudo o que puder... inteire-se do que acontece hoje, principalmente na área tecnológica para você saber o que está ai à sua disposição. A pesquisa é muito importante, mas pesquise sobre algo que realmente te atraia, independente de modismos. Assim você se deixa seu trabalho cada vez mais original.
Muito bacana! Obrigada VJ e Parabéns pela vitória, estaremos na torcida por você em Budapest!
Contato Vj Robson Victor: (011) 8317-5802 - vjrobson@gmail.com
www.myspace.com/vjrobsonvictor
Nenhum comentário:
Postar um comentário